Seguidores

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Viagem ao nosso eu


O que é a psicologia positiva
O conceito nasceu, quando Martin Seligman, considerado pai da psicologia positiva, fez os primeiros estudos sobre felicidade. Concebeu as três dimensões da felicidade em três etapas: As emoções positivas; o envolvimento e o sentido para a vida
A psicologia positiva assenta nestes pilares, procurando ajudar o individuo a focar-se no que tem de bom, nos momentos óptimos e não somente a remexer feridas. Há que falar nos problemas sim, mas sempre na perspectiva das soluções. Construir o caminho focando-se nos sucessos. Descortinar o que posso fazer para chegar aos objectivos, que é ajustado mediante a realidade. Os momentos mais felizes estão muitas vezes nas pequenas vitórias que conseguimos durante o nosso percurso para a felicidade.

A psicologia positiva ensina-nos a ajustar as expectativas à realidade e a desenvolver soluções e estratégias orientadas para o sucesso.

Existem exercícios práticos que nos permitem trabalhar algumas mudanças interiores e que, obviamente, acabam por se reflectir no nosso mundo. Conseguimos encontrar em nós mais emoções positivas, são estas que nos alargam os horizontes e potenciam a capacidade para a resolução de dificuldades, e ajudam-nos a encontrar recursos pessoais.

Emoções positivas

Tenho coisa que me fazem feliz ou sou feliz?
Quando é que sou realmente feliz?
Quais os meus momentos bons?
Porque é que às vezes me entristeço no meu mundo?
Serei ingrata por isso?
Quando é que me zango comigo? Quando por perfeccionismo ou não, falho os meus objectivos desiludo-me perante as minhas expectativas – mas seriam elas reais?
Desgasto-me em pensamentos ruminantes?

Envolvimento
Há pessoas que vivem fechadas numa carapaça, vão guindo o seu caminho e só quando se sentem seguras se mostram

Que posso fazer para melhorar?
Se me envolver mais em tudo o que faço no meu dia-a-dia aumento a minha capacidade de bem-estar e automaticamente estou a apostar na prevenção, ficarei apetrechada para lidar com todos os desafios que surgirem.

E as más?
Devemos recordar os desafios já ultrapassados, trazendo á consciência as nossas competências para lidar com as diferentes situações mais exigentes. Saber que somos agentes activos das nossas vidas e que podemos sempre procurar melhorar a nossa realidade.

O que pode fazer para potenciar o seu bom humor:
· No final de cada dia escreva as 3 coisas que correram bem no seu dia, e que tiveram impacto no seu bem -estar
· Semanalmente escreva uma carta a alguém, valorizando e apreciando positivamente a presença dessa pessoa
· Crie um jornal de gratidão, escrevendo regularmente sobre o que está grato por existir na sua vida (pessoas, situações, momentos…)
· No seu dia-a-dia pratique gestos de altruísmo. Pequenos gestos em prol dos outros ajudam-nos a sentir mais positivos.

Sem comentários: