Seguidores

domingo, 2 de novembro de 2008

"Com um brilhozinho nos olhos" - Sérgio Godinho

Sérgio Godinho nasceu no Porto em 1945 é um compositor, poeta e interprete português.

Aos 20 anos sai de Portugal voltando as costas à guerra colonial.
Permanece 9 anos afastado do país. A sua maior ligação é com a capital francesa, Paris, onde integra por dois anos o elenco do musical “Hair” e começa a esboçar as suas primeiras músicas, tomando contacto com outros músicos portugueses, como José Mário Branco Zeca Afonso e Luís Cília. Passou ainda por Amsterdão, Brasil e Vancouver

Ainda que constantemente censurados, os seus álbuns conseguiram alcançar popularidade entre o público português no ano seguinte, tendo inclusivamente a imprensa premiado Sérgio como “Autor do ano” e Os Sobreviventes como “Disco do ano”.

Estabelece-se numa comunidade hippie em Vancouver,e é aqui que recebe a notícia da revolução do 25 de Abril que o leva a regressar a Portugal. Já em terras lusitanas, edita o álbum "À queima roupa" um sucesso que o faz correr o país, actuando em manifestações populares, frequentes no pós 25 de Abril.

Desde então a sua carreira não mais parou; duas das suas canções mais aclamadas, são: "É terça-feira" e "Com um brilhozinho nos olhos".

Fonte: Wikipédia

Sem comentários: