Seguidores

domingo, 2 de novembro de 2008

Ikebana - Flores vivas




Ikebana em japonês: ( 生け花 ou いけばな), literalmente "flores vivas"- é a arte japonesa de arranjos florais, também conhecida como Kado (華道 ou 花道, Kado?) - a via das flores.
Ikebana é uma arte floral que teve origem na Índia onde os arranjos eram destinados a Buda, e personalizada na cultura nipónica, pela qual é mais conhecida. Em contraste com a forma decorativa de arranjos florias que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor.
Enquanto que os ocidentais tendem a pôr ênfase na quantidade e colorido das cores, dedicando a maior parte da sua atenção à beleza das corolas, os japoneses enfatizam os aspectos lineares do arranjo.
A arte foi desenvolvida de modo a incluir o vaso, caules folhas e ramos, além das flores. A estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três aspectos principais que simbolizam o céu, a t erra e o homem, embora outras estruturas sejam adaptadas em função do estilo e da Escola.






















4 comentários:

*Renata Gianotto disse...

Muito lindas as ikebanas!
Ótima semana!

Meiroca disse...

Adorei teus Ikebanas.

Meire

www.meiroca.com

Vanessa Anacleto disse...

Acho lindo ikebana. Vc faz? Deve ser uma terapia.

Boa semana pra vc.

Raquelrfc disse...

Adorei os selinhos :)
Assim que tiver tempo os exibirei com toda pompa e circunstância lá no Blog ;)

E adorei também esse post sobre ikebanas. Verdadeiras obras de arte. Lindas imagens. Faz bem pra alma da gente ver coisas bonitas.

Bjokas
Raquel