Seguidores

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Fundação Óscar Niemeyer em Espanha

O Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer será inaugurado na cidade espanhola de Avilês no segundo semestre de 2010.
O arquiteto Oscar Niemeyer cedeu o projecto, o único com que contará na Espanha, à Fundação Príncipe de Astúrias por ocasião do 25º aniversário da instituição, que lhe concedeu o Prêmio das Artes em 1989.

Na próxima reunião da Fundação Niemeyer, prevista para o segundo semestre, será redigido o regulamento interno do centro e, nele, estarão contempladas as possibilidades de patrocínio e de colaboração das empresas, entidades privadas e instituições.

O director do instituto, Natalio Grueso, explicou que pretendem adoptar um plano de mecenato para fornecer ao complexo recursos económicos a médio prazo, para que o custo da programação não recaia unicamente nos cofres públicos.

O escritor nigeriano Wole Soyinka, que ganhou o Prémio Nobel de Literatura de 1986, vai-se reunir na próxima semana com os responsáveis da Fundação para concretizar a sua contribuição à programação do centro cultural.

Estão previstas também a realização de projectos teatrais em co-produção com a companhia Old Vic de Londres, dirigida pelo actor Kevin Spacey.

Este projecto vai enriquecer a candidatura conjunta das cidades espanholas de Oviedo, Gijón e Avilês para ser a Capital Cultural Europeia em 2016.

Sem comentários: