Seguidores

domingo, 8 de março de 2009

Pintura Metafísica de Giorgio De Chirico

A Pintura Metafísica foi um estilo criado em 1913 por Giorgio de Chirico e que acabou popularizando-se na Itália, sendo adoptada por outros artistas, em especial Carlo Carrá e Giorgio Morandi.
Este estilo de pintura cria um impressão de mistério, através de associações pouco comuns de objectos totalmente imprevistos, explora os efeitos de luzes misteriosas, sombras sedutoras e cores ricas e profundas, de plástica despojada e escultural. Tem inspiração na Metafísica, ciência que estuda tudo quanto se manifesta de maneira sobrenatural.
A Pintura Metafísica antecipa certos aspectos do Dadaísmo, ao aproximar objectos díspares, e também do Surrealismo, ao representar um clima onírico
Giorgio de Chirico (1888-1978) foi um pintor italiano nascido na Grécia. Segundo ele, para que fosse verdadeiramente imortal, uma obra de arte teria que abandonar por completo os limites do humano.
Retratava nas suas obras cenários arquitectónicos, solitários, irreais e enigmáticos, onde colocava objectos heterogéneos para revelar um mundo onírico e subconsciente, perpassado de inquietações metafísicas.
Das suas composições fazem parte elementos arquitectónicos como colunas, torres, praças, monumentos neoclássicos, chaminés de fábricas etc. construindo, paradoxalmente, espaços vazios e misteriosos. As figuras humanas, quando presentes, carregam consigo forte sentimento de solidão e silêncio. São meio-homens, meio-estátuas, vistos de costas ou de muito longe. Quase não é possível entrever rostos, apenas silhuetas e sombras, projectadas pelos corpos e construções.






2 comentários:

Anónimo disse...

Essas pinturas tem bastante cores, mas me passa um pouco de melancolia. Um abraço. Drauzio Milagres.

wallper.lima disse...

Olá! Aqui estou eu, pela 1° de muitas que pretendo passar, pois gostei mto do seu blog.
Adoro De Chirico, acho-o excelente, pela construção de suas obras, criadas através dos sonhos, no imaginário, do irreal, e talvez ali estivesse o verdadeiro significado das coisas.
Se quiser me visitar, estarei te esperando, e quem sabe nos tornaremos seguidoras.
Abraços.
Waleria Lima.