Seguidores

segunda-feira, 23 de março de 2009

Quando alguém como eu tem um blog

O que é um Blog?
“A definição de Blog não é consensual. Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever o Blog, o SAPO pensa que um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja.”

Quando criei o meu blog, decidi que seria a extensão da minha sala de aula, que falaria do que gosto do que sei, do que me dá prazer.
Gosto de ensinar, de partilhar conhecimento, mas não gosto de falar de mim, do que sou, do que sinto. O que penso, dentro da linha do meu blog está lá expressa.
Para o registo da viagem da minha vida, tenho os meus caderninhos onde diariamente anoto momentos que, não gosto de partilhar, mas que gosto de recordar mais tarde.
Tenho muita dificuldade e, chamem-lhe insegurança se quiserem, de expor os meus sentimentos e emoções para quem não vejo. Quando falo de mim, gosto de o fazer cara a cara, observando a reacção das pessoas, envolvendo-me fisicamente nessa partilha. Admiro profundamente e invejo até, quem o consegue fazer. Pessoas que com uma fluência incrível descrevem situações na primeira pessoa, histórias maravilhosas que me encantam.
Da mesma forma que preservo o que penso e o que sinto, preservo os meus. São maneiras de estar, de ser e de fazer, não tem nada a ver com a falta de coragem, falta de opinião ou inércia, são diferentes posturas em relação à vida.
E porque a minha postura é esta o meu blog tem menos qualidade?

9 comentários:

Paulo Pinto Pereira disse...

Oi, Emilia!
Se o teu blog não tivesse qualidade, com certeza não estariamos aqui com certa frequência. Mas a reflexão é valiosa e muitas vezes nos apreenta outras variantes.
Bjs!

Unknown disse...

Seu tem — e muita — qualidade!
É aquela história. Só aprende quem realmente quer aprender e eu fico muito feliz com as coisas que aprendo por aqui.

Abraços

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Emília! Claro que seu blog tem qualidade. E muita, por sinal. Nada contra quem faz um blog pessoal, mas particularmente prefiro ler blogs que compartilham ideias, críticas, informações e opiniões. E sempre que venho lhe visitar encontro isso com muita propriedade.

Beijos,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Alcione Torres disse...

Claro que seu blog tem qualidade! Olhe em volta! Veja o que andam fazendo por aí!

Juan Trasmonte disse...

Emília, não sei que foi que motivou este seu texto. Eu pessoalmente gosto de blogs que dizem de quem os escreve sem necessidade de escrever "eu" a cada duas palavras.
No meu caso, fora os poemas que inevitávelmente são partes de mim, até quando escrevo uma crônica como a que hoje postei, tento que não seja auto-referente.
Com isso quero dizer que no Aprendemos, você expressa a sua autoria através da escolha dos assuntos e da maneira em que os escreve ou apresenta. No teu caso, qualidade não se discute.
bjs

Anónimo disse...

A qualidade não tem a ver com o tema do blog e sim com o espero que tratamos o assunto que dominamos.

Daniela Figueiredo disse...

Oi, Emília. Claro que teu blog é excelente! Fala sobre arte, sobre o que pensas a respeito de muita coisa que está acontecendo no mundo, história e cultura. Como um blog assim não teria qualidade? Nem todos gostam de ler sobre cultura, portanto, tens um público selecionado, afim aos assuntos do blog. Não acho isso ruim, atraímos semelhantes.
Beijos pra ti.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Concordo com o Wander, prefiro blogs que t]contenham critíca e opiniões. Não visito blogs pessoais, até admiro a coragem dessas pessoas em revelar seus medos, desejos e sonhos, mas não tenho saco para ler a biografia de alguém que nem conheço.