Seguidores

quinta-feira, 5 de março de 2009

Quem foi Patânjali?

Considerado um siddha (iogue perfeito), Patânjali teria vivido na Índia por volta do século 4 d.C.. O “Caminho Óctuplo” (Ashtanga Yoga) atribuído a ele, e que inclui a meditação, a ioga, e algumas posturas de vida, define um sistema espiritual completo, que qualquer um de nós pode tentar colocar em prática.

Ele é constituído por:
• Autocontrole (yama), que compreende cinco “nãos”: não à violência, não à mentira, não ao roubo, não à sexualidade descontrolada, não à avidez (por comida, riqueza ou poder);

• Observância (nyama), que compreende cinco “sins”: pureza, contentamento, prática constante, auto-estudo, devoção ao Divino. O autocontrole e a observância permitem-nos superar tendências negativas como a avidez e desenvolver atitudes positivas como o contentamento.

• Postura física (asana); flexibiliza, fortalece e alinha o corpo.

• Controle da respiração (pranayama); juntamente com as posturas físicas, direciona a força vital (prana) para a ativação dos centros energéticos (chakras) e a ampliação da consciência.

· Recolhimento da atenção (pratyahara); juntamente com a concentração nos liberta do turbilhão de sensações, sentimentos e pensamentos e direcionam a força mental para o Divino.

• Concentração (dharana)

• Meditação (dhyana)

• Êxtase místico ou superconsciência (samadhi).

Fonte: Revista Veja Novembro de 2008

2 comentários:

Susana Falhas disse...

Mikasmi: Vim espreitar o teu blog através do dhitt. Gostei do que vi: vejo que é um blog onde se pode aprender imenso! Por isso decidi acompanhar-te, daqui para a frente.

Parabéns e continua!

Um abraço, Susana

Denise disse...

OI Gostaria de saber se vc conhece alguma escola que forma instrutores de hatha yoga em são paulo melhor se for no abc gostaria de fazer mas não estou encontrando.Se puder me enviar ou no Blog ou denisrterapias@yahoo.com.br
bjs